Você já se perguntou o que é uma frase declarativa? Se sim, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explorar o significado e a importância das frases declarativas na língua portuguesa. Se você não tem certeza do que exatamente é uma frase declarativa, não se preocupe, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Uma frase declarativa é um tipo de enunciado que tem como principal objetivo transmitir informações de forma direta e objetiva. Esse tipo de frase é muito comum no nosso dia a dia e é fundamental para a comunicação eficaz. Ao contrário de outros tipos de frases, como as interrogativas e as imperativas, as frases declarativas têm um ponto final no final da sentença.

Ao longo deste artigo, vamos abordar algumas perguntas comuns sobre frases declarativas, como “Qual é a estrutura básica de uma frase declarativa?” e “Como identificar uma frase declarativa em um texto?”. Vamos fornecer respostas claras e simples para ajudar a esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre esse assunto. Fique atento para descobrir mais sobre as características e usos das frases declarativas.

O que é uma frase declarativa exemplo?

As frases declarativas representam a constatação de um fato pelo emissor. Levam ponto final e podem ser afirmativas ou negativas. Declarativas afirmativas: O documento foi enviado ontem.[1]