Você já se perguntou se pode haver citação no resumo de um trabalho acadêmico? Ou se é permitido colocar referências no resumo? Essas são dúvidas comuns entre estudantes e pesquisadores que buscam seguir as normas da ABNT para elaborar seus resumos de forma correta. Neste artigo, vamos abordar algumas dessas questões e fornecer orientações claras e objetivas sobre o que deve e o que não deve constar em um resumo acadêmico.
Muitas pessoas se questionam sobre a estrutura de um resumo simples e onde devem colocar o nome do autor. Além disso, há dúvidas sobre a possibilidade de incluir citações e referências nesse tipo de texto. Ao longo deste artigo, vamos explorar essas questões e oferecer exemplos práticos para ajudar você a elaborar um resumo acadêmico de qualidade. Continue lendo para descobrir as respostas para essas e outras perguntas comuns sobre resumos acadêmicos.
Se você está se perguntando se é obrigatório fazer citação na introdução de um resumo ou como deve ser o cabeçalho de um resumo acadêmico, este artigo é para você. Vamos abordar essas questões e fornecer um guia passo a passo para criar um resumo acadêmico eficiente e bem estruturado. Continue lendo para aprender mais sobre como elaborar um resumo que atenda às normas da ABNT e seja claro e conciso.
Pode fazer citação em resumo?
O resumo não deve conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas.
Pode ter referência no resumo?
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
O que se deve ter em um resumo?
Do ponto de vista estrutural, o resumo segue a composição básica de boa parte dos gêneros textuais. Em outras palavras, ele possui introdução, com a apresentação do tema; desenvolvimento, com as principais ideias; e conclusão, com o fechamento do texto.
Qual a norma ABNT para resumos?
NBR 6028 – ABNT – RESUMOS.
Pode colocar parágrafo Em resumo?
a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.
Como fazer um resumo simples acadêmico?
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa.
- Defina os Objetivos.
- Especifique o Método.
- Apresente os Resultados.
- Conclusão.
Pode haver citação na conclusão?
As citações são ideais para ajudar a comprovar a sua tese – ou seja, são excelentes para serem usadas como apoio nos seus argumentos! Evite colocar citações na conclusão, e sempre prefira deixá-las ao longo dos parágrafos de desenvolvimento do texto.
Pode colocar referência em resumo?
“O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.”
Pode colocar citação no resumo do TCC?
– Evite abreviações e não use citações bibliográficas; – Não esqueça de incluir as palavras-chave, separadas por “ponto e vírgula”. Quantas palavras-chave deve ter o resumo do TCC? Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;).
Qual a fonte do resumo ABNT?
(Fonte arial, Tamanho: 11, justificado, espaçamento 1,5 (entre linhas) 6 pts antes e depois). Constar apenas as obras utilizadas no texto do resumo expandido, assim como as fontes das ilustrações ou tabelas. Inserir em ordem alfabética. Normas recomendadas pela ABNT (NBR 14724/2011; NBR 10520/2002; NBR 6023/2018).
Qual a estrutura de um resumo simples?
Deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais).
Onde colocar o nome do autor em um resumo?
Os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados, em letras maiúsculas, abreviando-se somente o(s) prenome(s) intermediário(s), se houver, seguidos dos respectivos números-índice que irão identificar os autores. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula.
Como deve ser o resumo ABNT?
- Fonte Arial ou Times New Roman;
- Tamanho 12;
- Alinhamento justificado;
- Espaçamento entrelinhas de simples;
- Contagem entre 100 e 500 palavras;
- Escrito em terceira pessoa do singular;
- Voz ativa;
- Margem esquerda e superior de 3 cm;
O que deve constar no resumo de um trabalho?
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Muitas vezes, é com base nesses elementos que o leitor toma a decisão de ler o documento no todo, caso seja interessantes para a sua pesquisa.
Como fazer o cabeçalho de um resumo acadêmico?
Cabeçalho. O cabeçalho também não pode faltar na formatação de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com as normas ABNT. Ele deve conter informações como o título do trabalho e o nome do autor, bem como a numeração das páginas.
Pode ter citações no resumo?
Evite apresentar citações bibliográficas, tabelas, quadros ou esquemas no seu resumo simples. Resumos expandidos, entretanto, aceitam tabelas, imagens, quadros e ilustrações.
É obrigatório citação?
Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo. Caso a citação não ocorra ou seja nula, os demais atos do processo poderão ser invalidados.
É obrigatório citação na introdução?
Citação. Uma das formas mais conhecidas (e talvez a mais clichê) de fazer a introdução é utilizando uma citação. Por isso, muito cuidado! Tente fugir das frases mais conhecidas e garanta que a citação escolhida tenha relação direta com o tema proposto.
Como fazer um resumo acadêmico exemplo?
Os resumos acadêmicos devem ser precisos e apresentar somente informações que estarão presentes no desenvolvimento do estudo. No que diz respeito à extensão, não há uma regra. Em geral, não passam de 250 palavras.
O que não deve fazer parte de um resumo?
- Não
- resumir TODO o seu trabalho. O
- resumo
- de um artigo é um
- resumo
- do texto todo.
- Incluir MUITO ou NENHUM contexto.
- Não
- incluir palavras-chave.
- Dedicar pouco tempo à escrita.
- Não
- seguir as regras do guia para os autores da publicação.